Roraima terá segunda edição do Startup Day

Quem pensa em soluções para os problemas atuais e futuros, pode transformar sua ideia em uma Startup.

O Sebrae Roraima está organizando uma nova edição do Startup Day. O evento é nacional e busca difundir o conceito desse tipo de negócio que tem como principal característica a gestão e utilização da informação e das novas tecnologias.

 

A segunda edição do Startup Day será realizado nos dias 19 e 20 deste mês, na nova sede do Sebrae Roraima, localizada na rua Aquilino Mota Duarte, no bairro São Francisco.

 

O evento é aberto para a comunidade interessada no tema além de profissionais e estudantes das áreas de Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia, Design Gráfico, Web Design, Publicidade, Comunicação, Administração, Marketing, dentre outros.

 

A programação contará com palestras, mesas redondas e monitoria aos interessados em aprimorar suas ideias aplicando esse modelo de negócio. O Sebrae e os demais parceiros envolvidos na ação estão buscando nomes de referência para contribuir com a difusão desse conceito de empreendedorismo em Roraima.

 

“O Estado já possui iniciativas de Startups que ganharam reconhecimento nacional. São ideias que se tornaram negócios consolidados e que servem de modelos para outras propostas que estão surgindo localmente. Esses exemplos também estarão presentes nesta edição do Startup Day”, explicou a Gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Serviço e Industria do Sebrae Roraima e também gestora do projeto de Startup, Graciela Missio.

 

Uma das vantagens em Boa Vista é a existência do chamado Ecossistema Buriti Valley, uma iniciativa que reúne esforços de diferentes parceiros para fomentar o empreendedorismo digital na cidade e que tem contribuído muito para o empreendedorismo inovador.

 

São parceiros dessa iniciativa o IEL (Instituto Evauldo Loide), Faculdades Estácio Atual, Prefeitura Municipal de Boa Vista, TicketPhone, Universidade Federal de Roraima, Instituo Federal de Educação (IFRR), Federação das Indústrias de Roraima (FIER) e Ideias e Negócios, NTW Contabilidade.

 

Conceito – O nome é inovador e um pouco desconhecido, mas na prática as Startups são ideias desenvolvidas para sanar um problema encontrado na sociedade, em ambientes de incerteza, na sua maioria, coletivos, que utilizam os recursos das novas tecnologias, repetíveis, escaláveis e que atendem necessidades atuais e futuras da população.

 

Traduzindo: o cenário de incerteza indica que nem sempre o negócio vai dar certo. Isso pode acontecer com qualquer empresa nos seus momentos iniciais. É considerado repetível quando apresenta capacidade de apresentar os mesmos resultados em escala. Escalável é um conceito característico das Startups e significa algo que se pode reproduzir repetidamente em grande quantidade, com grande ganho de produtividade para o mundo inteiro.

 

Para conhecer mais sobre esse tipo de negócio e sobre a programação do Startup Day, basta ligar para a Central de Atendimento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800 ou com a equipe do projeto no 2121-8060.

Tags: Empreendedorismo, Sebrae Startup Day, digital