SEBRAE EM 2020

Produtores inovam no atendimento da Feirinha Agroecológica durante a pandemia

A tradicional Feirinha passou por um processo de readaptação para drive-thru no período de pandemia.

A criatividade e a inovação movem o empreendimento para alcançar bons resultados.  As iniciativas transformadoras movimentam todos os ramos de negócios, basta estar atento às mudanças e conectados as necessidades e desejos dos clientes. Em Boa Vista, a Feirinha Agroecológica mostrou que boas ideias conseguem girar a roda da economia em tempos de crise. Os produtores inovaram em adotar o sistema drive-thru no período do distanciamento social.

O drive- thru foi alternativa encontrada pelos 20 feirantes, que também são produtores, para continuarem comercializando os produtos hortifrutigranjeiros.   O serviço permite que o cliente dentro de seu carro aponte para a mercadoria desejada, em seguida o feirante seleciona, pesa e entrega para o cliente que efetua o pagamento.

De acordo com o analista técnico do Sebrae Roraima e gestor do projeto da Feirinha Agroecológica, Emerson Melo, no início da pandemia os feirantes tiveram uma queda no faturamento.  “Os produtores ficaram sem escoar a produção e, consequentemente, sem vendas. Diante da dificuldade, o Sebrae Roraima orientou a implantação do sistema drive thru para minimizar o impacto do isolamento social, assim, os produtores conseguiram manter a feirinha, atender os clientes e melhorar as vendas”, explicou Emerson Melo.

O sistema drive- thru foi a alternativa adotada por muitos comerciantes no período do distanciamento social para continuarem atendendo os clientes e não sofrer uma queda significativa no faturamento. 

Os produtores da Feirinha Agroecológica tiveram que se adequar a nova realidade e sistema de vendas. A produtora Marinalva da Silva Morais, tem um pequeno sítio na região do Murupu em Boa Vista. Todos os sábados, ela vende maxixe, ovos, quiabo, couve e outras hortaliças. “Já estávamos nervosos, porque ficamos um mês parado, devido ao fechamento das feiras livres por conta da pandemia. Então, conversamos com o Sebrae e foi apresentada essa alternativa do drive-thru e está sendo uma grande experiência para todos”, disse Marinalva Morais.

 

Há dez anos, a produtora rural, Rosilene Santos de Souza, vende seus produtos na Feirinha Agroecológica. Suas hortaliças e frutas são cultivadas no sítio localizado no No PA Nova Amazônia. Ela conta que no início do atendimento drive-thru foi bem diferente. “Foi uma experiência estranha, porque a gente que é agricultora e trabalha na feira, estamos acostumados a conversar diretamente com o freguês, mas tivemos que nos conter e manter a distância”, disse Rosilene.

Para atender aos clientes, todos os feirantes adotaram as exigências do protocolo de saúde, como a utilização das máscaras, avental, uso de álcool em gel e manter o distanciamento obrigatório.

A feirinha Agroecológica existe há dez anos em Boa Vista. Participam do projeto, os produtores oriundos de diversos locais, como: PA Nova Amazônia, Truaru e Murupu.

Conforme Emerson Melo, todos os produtores que integram a Feirinha recebem consultoria técnica do Sebrae em sua propriedade para que possam produzir de forma organizada. “Eles participam de capacitações, oficinas, cursos, seminários e treinamentos. Ainda recebem orientações dos consultores que acompanham constantemente as propriedades para identificar as dificuldades dos produtores e ajuda-los a encontrar uma solução”, esclareceu Emerson Melo.

A Feirinha Agrocológica tem uma proposta diferenciada. As mercadorias são saudáveis, não sofrem ação de agrotóxicos e os preços são acessíveis, porque são os próprios produtores que vendem seus produtos diretamente para o consumidor final. 

Funcionamento

A Feira Agroecológica Drive-Thru funciona sexta e sábado, de 7h às 12h, localizada na Av. Carlos Pereira de Melo, nº 2796, no bairro Caranã. Para mais informações, você pode entrar em contato conosco através da nossa Central de Relacionamento, no 0800 570 0800.