Setor automobilístico

SEBRAE/RR realiza oficina sobre gestão de oficinas mecânicas

A oficina trabalhou a gestão de negócios no setor automobilístico

Que para ter bons resultados é necessária uma boa administração, isso todo mundo sabe, e no setor automotivo não é diferente. Diante desse desafio, o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE Roraima está trazendo ações para contribuir com o crescimento das empresas do setor automotivo no Estado.

Na ultima quarta-feira, 30 de outubro, cerca de 40 pessoas, entre funcionários e donos de oficinas, estiveram reunidos para aprender técnicas de gestão do próprio negócio. O momento foi conduzido por Fábio Moraes que acumula mais de 25 anos de experiência na área.

Com orientações bem práticas, ele trouxe reflexões sobre a importância dos empresários dedicarem um tempo da sua rotina diária para estudar e gerir a sua própria empresa, atitudes que promovem o sucesso do negócio.

“Quando iniciei o trabalho nessa área percebi que tinham oficinas que fechavam e outras que conseguiam crescer e fui buscar o que diferenciava uma das outras. A diferença básica era a gestão por isso, a gente traz essas propostas para que os empreendedores, donos das oficinas, aprendam o que é necessário para administrar seu próprio negócio”, explicou.

E para chamar atenção desse público, Fábio fez uma proposta bem provocativa com o tema “Oficina dá dinheiro, Basta Administrar! ”. Segundo o consultor, é muito importante que o empreendedor busque por conhecimento e aprenda a olhar para os indicativos do seu empreendimento.

“O mercado muda, o cliente está mais exigente e existem novas tecnologias. Então, são essas informações que vão ajudar a determinar suas ações futuras. Por isso, é muito importante que cada empresário saiba quais são os números reais do seu negócio e que aprendam como olhar isso”, explicou.

A capacitação integra as ações do projeto do Setor Automotivo desenvolvido pelo Sebrae Roraima. Desde que foi iniciado, mais de 60 empresas aderiam ao projeto. Neste ciclo, 30 estão ativas.

“A gente oferece consultorias, orientação e cursos, especialmente na área de gestão e finanças. Uma das atividades que tem muito resultado são as missões empresariais que estreita relacionamento, permite contato direto com fornecedores e troca de experiência”, disse o analista do Sebrae Roraima, Cleber Rotondo.

Conhecimento gera crescimento

Há 20 anos, a vida de Cintia Torres mudou. Ela decidiu largar a função que desempenhava para ajudar o marido na gestão de uma oficina mecânica. “Eu via as coisas bagunçadas, desorganizada e ele fazia tudo. Era o mecânico, o administrador, ele fazia tudo. Aquilo me incomodou e eu fui entrando na empresa, mesmo sem pedir pra ele”, contou.

Administradora por formação, ela se viu no desafio de colocar em prática os conhecimentos que recebeu na faculdade. E foi no caminho em busca de aprender mais que ela conheceu o projeto do Setor Automotivo do Sebrae.

“Eu fazia muitos cursos, oficinas. Sempre que conseguia e aparecia algo que me interessava, eu participava. Foi assim que o Sebrae me convidou para integrar o projeto”, explicou.

 

No projeto, Cintia passou a participar de atividades específicas para a área do negócio em que atua. Aprendeu a aplicar ferramentas de gestão ensinadas pelo Sebrae Roraima e conseguiu obter resultados positivos.

“Apliquei o controle de estoque, tabela de preços e custos e isso facilita muito. As coisas estão melhorando muito e, há seis meses, conseguimos abrir a segunda loja”, comemorou.