EMPRETEC

Sebrae Roraima forma mais de 60 empretecos em 2019

O Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU, de vivência intensa que estimula o desenvolvimento de características empreendedoras.

Mais de 60 pessoas se tornaram empretecos com o apoio do SEBRAE/RR em 2019. Eles foram capacitados nas três turmas realizadas durante o ano, desenvolvendo características empreendedoras na prática.

Quem viveu a experiência intensa do Empretec foi o próprio gestor do programa Gabriel Martins. Durante uma semana, ele se dedicou junto com outros colegas à organização e implementação de uma ideia de negócio. Juntos, criaram a Doces e Travessuras que foi reconhecido como a ideia de maior potencial da turma.

“Decidimos trabalhar dois públicos e durante o dia vendíamos os doces, que eram brownies e pela noite, íamos até os bares da cidade para vender o nosso KIT ressaca. Tínhamos medicamentos para diminuir os efeitos da ressaca, o chocolate para ajudar a recuperar quem exagerou e até o preservativo. E o nosso maior desafio foi lidar com a clientela, pois tivemos situações desconfortáveis, mas sob controle. Então foi uma semana de muito trabalho e muito intensa também”, disse Gabriel.

Além de gestor do Empretec, Gabriel também tem uma empresa de Marketing Digital e para ele, a experiência de vivenciar o Seminário foi importante para sair da sua zona de conforto. “Foi um processo revigorante, que me ajudou a sair do processo de acomodação. A gente sabe que é uma metodologia de imersão, mas eu não imaginava que seria tão intenso, com uma semana onde pensamos sobre nós mesmos, sobre nosso comportamento e o que queremos para o futuro”.

Além de pessoas que desejam empreender, o Seminário também atende empresários com negócios consolidados no mercado local. “Atendemos a um público diversificado com a participação de empresários locais que tem uma longa história de trabalho no Estado. Eles buscam o Seminário como uma forma de reciclagem, mas também tivemos potenciais empreendedores e pessoas que saíram do Empretec com uma ideia de negócio pronta para ser colocada em prática”, afirmou Gabriel.

Para 2020, estão programadas três turmas do Seminário Empretec que devem ser realizadas nos meses de abril, junho e outubro. “É uma experiência transformadora. Às vezes a gente pensa que é difícil tirar uma semana inteira pra dedicar ao Empretec e essa é a nossa maior dificuldade com os empresários por exemplo, mas vale muito pelo aprendizado”.

Saiba Mais

O Empretec é uma metodologia de formação de empreendedores desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas), que leva em consideração estudos de análise do perfil empreendedor de pessoas que se tornaram referência na área em que atuam.

Mais que estimular a abertura de um próprio negócio, o Seminário propõe o autoconhecimento a partir de vivências que estimulam o desenvolvimento das 10 características do comportamento empreendedor. São 60 horas de capacitação com atividades práticas distribuídas em 6 dias de encontro.

Em 2018, o programa completou 25 anos de existência no Brasil, alcançando a marca de 258 mil pessoas capacitadas em 11 mil turmas realizadas por todo o país. Anualmente, o Sebrae forma cerca de 10 mil empretecos brasileiros.

O índice de satisfação com o Seminário ultrapassa a marca dos 70% e a nota de recomendação chegou a 9,6. Os empresários que fizeram o Empretec afirmam que obtiveram aumento no faturamento mensal, melhoria no desempenho empresarial, mais segurança na tomada de decisões e ampliação da visão de oportunidades.

Há três anos, o Sebrae lançou uma plataforma digital especial para o Empretec. Nesse ambiente é possível assistir à vídeo aulas e obter e-books específicos que tratam das características do comportamento empreendedor. Para obter esse conteúdo gratuitamente, acesse: www.empretecsebrae.com.br/talks.