Linha de Crédito

Linha de Crédito para pequenas e médias empresas é liberada nessa segunda-feira

A ação faz parte do projeto do Banco Central para ajudar o empreendedor a atravessar a crise gerada pela Pandemia do Coronavírus no país

A linha de crédito estimada no valor de 40 milhões de reais para ajudar a pequena e média empresa começou a ser liberada nessa segunda-feira, (05/04).  A liberação dos recursos faz parte do plano do Banco Central em amenizar os impactos causados na economia devido a pandemia do coronavírus.

O financiamento consta na Medida Provisória nº 944, que estabelece  o Programa Emergencial de Suporte ao Emprego do Governo Federal, com objetivo de ajudar os empreendedores a pagar a folha de pagamento dos trabalhadores pelo período de dois meses. Porém, as empresas ficam comprometidas a não demitirem os funcionários sem justa causa por até 60 dias após o recebimento do crédito.

O montante liberado consiste de acordo entre o Governo, através do Tesouro Nacional que liberou 85% dos valores e as instituições financeiras ficaram responsável em repassar 15 % o valor do crédito e encarregadas de liberar o valor para os trabalhadores.

O Programa libera o financiamento para empresas com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões por ano, o recurso será exclusivo para folha de pagamento, a empresa terá de seis meses de carência e 36 meses para quitar o empréstimo e o financiamento terá juros fixos de 3,75% ao ano.

A expectativa é atender cerca de 1,4 milhão de empresas e 12,2 milhões de trabalhadores