Projeto Líder

Integrantes do Projeto Líder dão continuidade à construção do plano de desenvolvimento regional

Plano trabalha eixos temáticos de desenvolvimento e também na inserção da agenda de desenvolvimento que deverá ser implementada na região

Para dar continuidade a construção do plano de desenvolvimento regional, o SEBRAE/RR tem promovido diversos encontros com os integrantes do Projeto de Lideranças para o Desenvolvimento da Região Central e Bonfim de Roraima. 

De acordo com o analista técnico da instituição, Felipe Freitas, durante os eventos as lideranças trabalham na construção do plano de desenvolvimento regional, traçando missão, visão e valores da região e delineando o desenvolvimento a longo prazo.

“Temos trabalhado a construção do plano focando, principalmente nos eixos temáticos de desenvolvimento da região e na inserção da agenda de desenvolvimento que deverá ser implementada. A proposta é contribuir para o desenvolvimento dos municípios de Boa Vista, Cantá, Mucajaí, Alto Alegre e Bonfim”, disse.

Ele destacou que participam do encontro os líderes que representam os municípios da região ao qual o programa é implementado. Felipe lembrou que no terceiro encontro foram levantados os eixos de desenvolvimento que tem potencial para ser fomentado em cada região central. Sendo, governança, turismo, logística, oportunidade (Guiana Inglesa), agronegócio (agricultura familiar) e mineração.

“A importância dessa iniciativa se dá pela construção do objetivo final que é a entrega do plano de desenvolvimento regional, ressaltando que a instituição ainda realizará outros eventos para a construção do plano que está a todo vapor e é de suma importância para os municípios ”, ponderou o analista.

Os eixos definidos foram apresentados por especialistas e debatidos junto com os líderes de cada região, quando também foi iniciado o plano. Segundo informações repassadas por Felipe, as apresentações subsidiaram a produção do documento, que será finalizado e encaminhado para os municípios participantes.

“Cada líder levará o plano para o seu município e deverá promover a implementação de ações relacionadas a cada um dos eixos, com o intuito de desenvolver a região”, completou o analista técnico do SEBRAE/RR. Toda a programação é organizada e promovida pela instituição, que é reconhecida por contribuir com o desenvolvimento do Estado de Roraima.

 

IV ENCONTRO

No IV encontro participaram o professor Wladimir, do setor de Geologia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que falou sobre mineração. Já o eixo tecnologia aplicada foi apresentado pelo professor Vinícius Tocantins do Instituto Federal de Roraima (IFRR). E o empresário Remídio Monai, presidente da Câmara de Comércio e Exportação Guiana-Brasil, falou sobre logística e oportunidade.

No setor de turismo, a apresentação ficou por conta do diretor do Departamento Estadual de Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito, e por fim o tema exposto foi o agronegócio e a agricultura familiar, apresentado pelo doutor Miguel Amador de Moura, chefe do setor de transferência e tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa).