Fórum Estadual das Microempresas

Fórum Estadual das Microempresas é realizado pelo SEBRAE/RR em parceria com a JUCERR

Durante o evento o Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RR foi homenageado pelos representantes do Fórum

Empresários, representantes de instituições financeiras, diretores do Sistema S e representantes da Junta Comercial do Estado estiveram reunidos para discutir mecanismos para o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado durante a terceira edição do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Roraima (MPE’s).

O Fórum é um espaço para discussões e união de esforços entre os setores governamental e privado, para criação de propostas e ações de políticas públicas destinadas às microempresas e empresas de pequeno porte do Estado de Roraima.  É composto pela SEPLAN, exercendo função de Secretaria Executiva do Colegiado e o SEBRAE/RR, na Secretaria Técnica, além de órgãos da administração indireta estadual e federal, universidades, secretarias, instituições financeiras e entidades do Sistema S.

Neste ano, o diferencial foi a participação do Secretário Especial de Modernização da Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga. “Não vim até aqui somente para ministrar, mas também para ouvir e conhecer as ações do Estado de Roraima, as quais me impressionaram muito, pois percebo que já há números positivos no primeiro ano de uma nova gestão, o que influencia diretamente no desenvolvimento do empresariado, da economia e movimentação do mercado”, explicou o Secretário.

A Modernização do Estado e o Ambiente de Negócios, foi o tema da palestra da noite, que tratou sobre as ações mais importantes que a secretaria está trabalhando para desenvolver o Brasil, como a modernização de ações, digitalização de serviços, racionalização de custos, abertura de empresas, pagamento de impostos, obtenção de crédito e assuntos afins.

Para o Presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RR, Jadir Corrêa, o Fórum é um excelente espaço para fortalecer o empreendedorismo.

“Este é o foco do SEBRAE/RR, fomentar ideias para o pequeno empresário e oportunizar debates que favoreçam o crescimento do nosso setor econômico. O Sebrae não poderia ficar de fora de um evento como este”, ressaltou o presidente.

Durante o evento foram homenageados dois empresários do Estado de Roraima que estão com as empresas ativas, ininterruptamente, a mais tempo na região. Um deles foi o presidente Jadir Corrêa e o outro, o empresário Célio Fonseca.

A empresa de Jadir Correa completa neste mês de dezembro 40 anos na área de ferragens e materiais de construção e ele revelou surpresa ao receber o certificado de homenagem. “É uma empresa familiar, não tem uma estrutura tão grande, hoje meus filhos que tomam de conta e o maior segredo é a persistência, pois Roraima é uma terra boa e próspera”, disse.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Estado, Marcos Jorge de Lima, afirma que o evento foi um momento de integração de ações do Governo Federal com o Governo do Estado de Roraima. "Nosso governador é sempre alinhado com o Governo Federal e a palestra de José Ricardo Veiga trouxe detalhes do que está sendo feito no Brasil que podemos fazer aqui também", disse.

Saiba como funciona o Fórum das MPE’s

O Fórum é composto por 49 instituições. Ele foi criado como um espaço de discussões, para criação de propostas destinadas às microempresas e empresas de pequeno porte de Roraima.  A partir do funcionamento no ano passado, o primeiro passo foi o resgate de credibilidade junto às empresas e instituições que representa.

Estão entre suas atribuições, assessorar, formular e acompanhar a execução das políticas governamentais de apoio e fomento para microempresas e empresas de pequeno porte; promover articulação e integração entre diversos órgãos governamentais e entidades de apoio e de representação da sociedade civil, que atuem no segmento das MPE’s, e propor ajustes e aperfeiçoamentos necessários à política de fortalecimento desse setor em Roraima.