Moda

Empreendedores do segmento da moda inovam seus negócios para atravessar a pandemia

O segmento da moda se reinventa para manter as portas abertas durante a crise gerada pela Pandemia

Se pesquisarmos a frase “é na crise que...” em qualquer ferramenta de busca na internet, teremos milhares de frases de efeito motivacionais que ouvimos a vida inteira, o que nunca havíamos pensado era sobre a necessidade de torná-las reais em meio a uma Pandemia Mundial.

Nos últimos tempos descobrimos que a crise é sim um momento para inovar, para ser criativo, para criar suas próprias oportunidades e de conhecer melhor o seu empreendimento.

Assim como outros segmentos, o da moda tem se adaptado a realidade e apostado em oportunidades para não fechar as portas. “A adaptação principal foi as empresas que não atuavam com vendas ou divulgações através de sites e redes sociais, adotarem essa prática. Existem muitas empresas fazendo parcerias de atuações em conjunto e assim conseguem um maior mercado de clientes, onde ambas saíam ganhando, inclusive o cliente”, explicou a gestora do Programa de Moda do Sebrae Roraima, Delma Andrade.

As empresas do segmento passaram a oferecer catálogos on-line, serviços de delivery, trabalhando com vale-presentes, agendamento de compras, atendimentos em redes sociais e aplicativos de mensagens para chegar em seus clientes, pensando na praticidade das vendas e atratividade do produto.

Os ateliês também precisaram se reinventar e encontrar na crise uma oportunidade de trabalhar com a costura na fabricação de máscaras de tecido, “Aqui em Roraima, já tem várias empresas da indústria de confecções que com os cancelamentos de pedidos estão se dedicando na fabricação de máscaras e assim conseguindo uma renda  com as vendas que já assegura os pagamentos das contas nesse período de crise.”, afirmou Delma.

 

É na crise que surgem as oportunidades

Para a empreendedora Ivaniele Nascimento, dona do Ivanele Nascimento Ateliê que tinha encomendas de serviços que haviam sido feitas em dezembro, precisou se organizar e segurar as pontas para não fechar as portas. A empresa que trabalha com fabricação de fantasias para crianças, encontrou na fabricação de máscara uma forma de manter as portas abertas durante a crise.

“No início, foi muito difícil, eu tinha acabado de retornar de uma viagem na qual tinha investido muito financeiramente e fechado compromissos para o meu negócio. E, ter de lidar com os cancelamentos e já prever que talvez demore para tudo normalizar, foi atormentador.”, contou a empreendedora.

Com a suspeita de casos em Boa Vista no final de fevereiro, Ivaniele precisou mudar os planos e adaptar o seu empreendimento às mudanças provocadas pelo Coronavírus (COVID-19), “Tive prejuízos, pois houve pedidos fechados em dezembro do ano passado, que foram cancelados com a provável disseminação da pandemia.”, explicou Ivonele.

A oportunidade de não parar o serviços veio da primeira solicitação de confecção de máscaras de uma empresa de recuperadora de carro, de seu cunhado, para os colaboradores. Alí, a empreendedora enxergou uma oportunidade de negócio e passou a confeccionar as peças e divulgar nas redes sociais do ateliê, alcançando aqueles que já eram clientes e levando sua marca e seus produtos para pessoas que ainda não o conhecia.

Os cuidados com os colaboradores e com o material é fundamental nessa situação, a empreendedora explicou como está sendo essa dinâmica no ateliê, “A higienização dos colaboradores é realizada com álcool 70 quando chegam ao Ateliê, e todos utilizam máscaras no processo de fabricação. Não estamos realizando atendimento presencial no ateliê, as vendas são realizadas apenas por WhatsApp. E, as máscaras vendidas, são higienizadas com álcool 70, passadas a ferro e embaladas.”.

Para Ivaniele, essa foi a oportunidade que seu empreendimento precisava para se manter durante a crise “com essas novas demandas, estamos conseguindo passar pela crise de uma forma mais leve, “vestindo” de certa forma o público que eu já tinha e aos novos que chegam.”, afirmou.

Serviço – Para adquirir produtos e serviços oferecidos pela empresa, você pode entrar em contato pelo instagram @ivanielenascimentoatelie ou pelo whatsapp no (95) 99168-5237.