Qualidade de vida

Como capacitações motivacionais podem melhorar a convivência e os resultados no ambiente de trabalho

Oferecer um bom ambiente de trabalho e também de descanso para os colaboradores está diretamente ligado aos resultados da empresa

Até pouco tempo, oferecer um bom salário para o colaborador era sinônimo de motivação, hoje conseguimos enxergar que mais que um salário, para que o colaborador se sinta feliz trabalhando, é necessário investir em outras atividades de valorização do pessoal.

 

Oferecer um bom ambiente de trabalho e também de descanso para os colaboradores, ter projetos de qualidade de vida e investir em capacitações profissionais e motivacionais, ajudam a desenvolver a interação entre a equipe e gera um ambiente de trabalho mais satisfatório para os colaboradores. 

 

Essa valorização do colaborador está diretamente ligada aos resultados da empresa. Sabemos que quando um cliente vai a uma empresa e gosta da experiência que aquele negócio dá a ele, ele passa a ter um sentimento de fazer parte daquilo, a ponto de defender aquela marca como se fosse sua. O colaborador é o primeiro cliente de um empreendimento, ele precisa ter esse sentimento de pertença ao seu negócio, para junto com o empreendedor, lutar pelo sucesso da empresa.

 

Trabalhar a motivação no ambiente de trabalho, dando ao colaborador a certeza de que tem alguém torcendo por ele, para que ele consiga aumentar as vendas do seu empreendimento, mas para que ele consiga bater suas próprias metas no mês, para que ele seja bom naquilo que ele faz, criar esse ambiente é uma grande alternativa para que toda a equipe da empresa tenha sucesso.

 

“Qualificar os profissionais de uma empresa é investir na melhoria de desempenho de cada participante e, consequentemente na melhoria do resultado em equipe. ”, destaca a analista técnica da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae Roraima, Ana Paula Rabelo. 

 

Uma das maneiras de fazer esse trabalho é investindo em capacitações e treinamentos que trabalhem dinâmicas em grupo, o autoconhecimento e como ele pode se tornar melhor em sua função dentro da organização.

 

Com a transformação digital que vivemos nos últimos meses em consequência da pandemia, uma opção é realizar esses treinamentos e acompanhamentos com instrutores através das plataformas de reunião que se tornaram tão conhecidas durante esse período. Essa também é uma oportunidade de conseguir convidar palestrantes e instrutores que são nacionalmente conhecidos ou de outras cidades e estados.

 

Com o primeiro incentivo vindo da empresa, pode motivar o colaborador a querer estender esses benefícios e comportamentos para todas as outras áreas da vida, “é importante que o colaborador faça sua autogestão, organize seu tempo, identifique suas necessidades de aprimoramento e busca pelo conhecimento. E, principalmente, coloque em prática os aprendizados adquiridos nas capacitações. Desta forma contribuirá para o crescimento de todos, de si, da equipe e da empresa. ”, finalizou Ana Paula.

 

O Sebrae com você para ajudar sua empresa! [BOX]

 

Em 2020 o Sebrae Roraima se adaptou para não deixar o empreendedor na mão! De segunda a sexta o Sebrae oferece capacitações on-line gratuitas e ao vivo com palestrantes e instrutores renomados nacionalmente. 


As inscrições podem ser realizadas através da Loja Virtual do Sebrae Roraima, no link: https://loja.rr.sebrae.com.br/loja/. Na plataforma são realizadas capacitações sobre gestão, inovação, educação financeira, entre outras, para ajudar o empreendedor a melhorar ainda mais o seu negócio.